quinta-feira, 8 de abril de 2010

Um texto confuso, fragmentado e embaralhado


Onde a mentira mora? Mora no silêncio enquanto a resposta não vem? Mora nas perguntas evasivas?
Onde a necessidade da mentira dorme? Onde a omissão é bem vinda? E quando a mentira é pequena? E quando é absolutamente agressiva? E quando vai contra princípios? E quando prejudica quem amamos? Quando se torna traição, ou extrema precisão de um universo paralelo? Quando é em favor de uma aprovação pessoal?

Dificilmente a pessoa fica tranquila quando é acusada de mentir.
O autor da mentira (-inha ou -ona) vai se fazer de desentendido. Vai sustentar a mentira mesmo que a verdade já esteja clara. Ele sabe previamente o teor da sua pergunta sobre a mentira dele.
Inventar coisas e fatos e personalidades? O que é enganar, para você? E a culpa?

http://www.acidezmental.xpg.com.br/comodesmascararmentirosos.html

E o que mais podemos fazer?
Dizer a verdade.
Dizer a verdade.

Desconfiar é um combustível para a atenção e percepção. Uma espécie de treinamento mental.
Se a desconfiança é sem fundamentos, você procura, e não encontra... mas se continua procurando, em algum momento vai achar qualquer coisa parecida, e dará por satisfeita a procura. Mas procurou o quê, afinal?
A pergunta: "onde você quer chegar com isso?" torna-se compreensível.
Mas, se a desconfiança é um fato, ela precisa de um motivo (passado, presente ou futuro)... esse motivo nem sempre é tangível e objetivo, e se procurou e encontrou, atinge o objetivo, torna-se mais esclarecido e satisfaz a desconfiança, mas em troca, pode ganhar uma tristeza aguda e insustentável. A desconfiança representava o quê, então? Um sentimento abstrato? Uma percepção confusa? Ou mesmo um grande quebra-cabeças começa a tomar forma? Ou uma construção equivocada com respectivas coincidências?
Estabelecemos que o intuito é encontrar a verdade. Tê-la a tiracolo. Tê-la internalizada, firme, intransponível, genuinamente verdade.

E quando a mentira é esclarecida? Como acreditar? É tão simples se deparar com outra mentira.
Uma mentira esclarecida, mas que amargura apenas pelo fato de ter sido mentira.

.um grilo.

Nenhum comentário: